Como fazer a higiene bucal corretamente?
- Clínica Sorriso Ideal
- 25 de set. de 2017
- 3 min de leitura

Como fazer a higiene bucal corretamente?
Escolhendo a escova correta
Ter uma boa escova de dentes que atenda às suas necessidades é o primeiro passo para fazer uma higiene bucal de primeira categoria.
Para escolher a escova corretamente, o design do cabo não importa tanto. As características do cabo da escova são puramente anatômicas – ou seja, para fazer com que o ato de segurar a escova seja mais ou menos confortável para você – ou simplesmente para deixar sua escova mais bonita.
Na hora de comprar uma escova de dentes, a parte que deve ser observada é a cabeça, que realmente faz a diferença para a higiene bucal.
Os principais tipos de cabeça de escova de dentes são:
[if !supportLists]• Angular: as escovas com cabeça angular são feitas para alcançar da melhor forma possível os dentes do fundo da boca. São ideais para quem está sofrendo com acúmulo de tártaro nos dentes de trás. Possivelmente, se você escova os dentes corretamente, esse acúmulo de placa nessa região está acontecendo justamente porque as escovas de cabeça normal não têm o tamanho ideal para alcançá-la;
[if !supportLists]• Normal: as escovas normais costumam ter a cabeça quadrada. Seu design é pensado para limpar os dentes em circunstâncias normais. São boas para quem está com a limpeza dos dentes em dia e não possui nenhuma área prioritária para a escovação.
• Compacta: as escovas compactas podem até ser confundidas com escovinhas infantis. Têm a cabeça menor e menos cerdas que uma escova normal. São excelentes para pessoas com bocas e dentes pequenos, que acabam sofrendo com acúmulo de placa porque as escovas grandes não têm o tamanho certo para limpar os vãos de seus dentes.
Escolhendo a pasta de dente
A escolha da pasta de dentes é uma empreitada que poucas pessoas levam a sério, mas que é muito importante para a higiene bucal diária.
Mais do que a marca, cor e sabor, um detalhe presente na embalagem do produto deve despertar a atenção do consumidor: a quantidade de flúor. É importante ficar atento à informação, que fica no rótulo. A quantia mínima recomendada é de 1500 ppm de flúor (geralmente descrito como “fluoreto” na caixinha do creme dental).
Também existem pastas específicas para tratar algumas condições especiais. Procure cremes dentais próprios se você tem algum dos seguintes problemas:
[if !supportLists]• Gengivite;
[if !supportLists]• Sensibilidade;
[if !supportLists]• Periodontite.
Como escovar os dentes corretamente?
Escovar os dentes da maneira correta é a chave para uma higiene bucal adequada. Para isso, basta seguir algumas etapas:
[if !supportLists]1. [endif]Comece escovando a parte da frente dos dentes, voltada para as bochechas, em movimentos circulares e suaves. Escove primeiramente a parte superior e em seguida a inferior;
[if !supportLists]2. [endif]Passe para a parte interna dos dentes, também em movimentos circulares. Novamente, escove primeiro a parte de cima e depois a de baixo, passando por todos os dentes;
[if !supportLists]3. Escove a superfície dos dentes de trás com bastante atenção;
[if !supportLists]4. Escove bem a língua, para evitar o mau hálito e o acúmulo de bactérias.
Passando o fio dental
Para fazer uma boa higiene bucal, o uso diário do fio dental é imprescindível. Essa é a melhor forma de evitar o acúmulo de bactérias e inflamações sérias, como gengivite e periodontite.
Na hora de passar o fio dental, basta seguir algumas etapas:
[if !supportLists]1. Enrole mais ou menos 30 centímetros de fio entre os dedos, deixando uma quantidade suficiente para manusear o fio com tranquilidade;
[if !supportLists]2. Segure as duas pontas, uma em cada mão, prendendo o fio entre os polegares e os indicadores. Coloque o meio do fio entre os dentes e deslize em movimentos suaves, de cima para baixo. Tome cuidado para não aproximar o fio da gengiva, que pode acabar machucada, o que favorece inflamações;
[if !supportLists]3. Passe o fio no entorno da base de cada dente, fazendo movimentos suaves da esquerda para direita;
[if !supportLists]4. Para tirar o fio do meio dos dentes, puxe com cuidado, deslizando de trás para frente até que o fio saia.
Enxaguante bucal
É importante finalizar a higiene bucal diária com um bom enxaguante bucal. Para isso, basta, após a escovação, encher o próprio copinho da tampa do enxaguante e fazer um bochecho caprichado com o conteúdo. Depois de cuspir, não enxágue a boca com água. Caso contrário, parte dos benefícios do uso do produto serão consideravelmente reduzidos.
Tem alguma dúvida sobre como fazer a higiene bucal de forma correta? Deixe um comentário agora mesmo com sua pergunta! Responderemos assim que possível.































Comentários